MISSÃO
A semente de plantio deste site abrigava em si o objetivo de vir a ser um espaço de diálogo e compartilhamento de ideias e ideais relativos aos Direitos Humanos. Um espaço de acolhida e abrigo de indivíduos e grupos que, inconformados com a hegemonia de epistemes ocidentocêntricas e o predomínio de métodos de pesquisa por ela determinados, almejam participar do enfrentamento do colonialismo, da colonialidade, do racismo estrutural e da intolerância à diversidade.
E aqui estamos, interessados no estudo e debate de epistemologias e metodologias de pesquisa não-hegemônicas, privilegiando saberes e fazeres tradicionais e populares, empenhados, todos nós, na expansão da Transdisciplinaridade e da Transpessoalidade.
Ocupam lugar de honra entre os temas de nossos diálogos, próprios do universo das Artes, da Literatura e das Ciências, a América Latina e Caribe, a Sabedoria Tradicional Africana, o Legado Africano em países da diáspora, a Etnia Iorubá, as Relações Étnico-raciais, as Artes Divinatórias, as abordagens metodológicas inspiradas nos princípios da Transdisciplinaridade e de compromisso ético e político de estudiosos e pesquisadores com indivíduos e grupos destituídos de voz e de direitos de cidadania e de pessoa.
Profa. Dra. Ronilda Iyakemi Ribeiro
25/06/2025

Profa. Dra. Ronilda Iyakemi Ribeiro
Coordenadora Geral | Membro do Conselho dos Anciãos
Etnopsicóloga. Doutora em Psicologia e em Antropologia da África Negra (Universidade de São Paulo-USP). Pesquisadora da Universidade Paulista (UNIP) e Profa. Sênior da Universidade de São Paulo (USP). Orientadora no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Integração da América Latina - USP. Membro da Academia Paulista de Psicologia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq-Unip) Estudos Transdisciplinares das Heranças Africana e Indígena e do Grupo de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares sobre o Saber Tradicional Iorubá. Membro do Grupo de Trabalho Etnopsicologia (ANPEPP) e do Grupo de Estudos Ignácio Martín-Baró e a América Latina (PROLAM/USP e LIEPPE/IPUSP). Principais temas de interesse: Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania; Relações Étnico-raciais, Herança Africana no Brasil, Iorubás, Grupos em condição de vulnerabilidade, Contracolonialidade. Ialorixá da Religião Tradicional Iorubá.
Endereço para acessar este CV: https://lattes.cnpq.br/4048242930372248
Principais obras publicadas
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Alma Africana no Brasil. Os Iorubás. São Paulo: Oduduwa, 1996
SALAMÍ, Sikiru; Ribeiro, Ronilda Iyakemi. Exu e a Ordem do Universo. 3. Ed. São Paulo: Oduduwa, 2024.
Ronilda Iyakemi Ribeiro
Associação Paulista de Psicologia – Cadeira nº 34.
Antecessor: Patrono Paul Siwek

André Mantovanni
Vice-Coordenador Geral | Membro do Conselho dos Anciãos
Cursa especialização em Psicologia Positiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e é especialista em Psicologia Analítica pelo Instituto Freedom (2021). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq-UNIP) Estudos Transdisciplinares das Heranças Africana e Indígena É graduado em Psicologia pelo FAM Centro Universitário (2024), mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e graduado em Artes Visuais pela União das Faculdades Claretianas de São Paulo (2010). Colunista e apresentador no Portal Terra desde 2024, possui uma trajetória sólida na comunicação, tendo atuado em importantes emissoras de televisão como Band TV, TV Gazeta, RedeTV!, SBT e Rede Globo. Além de sua atuação midiática, é escritor com obras publicadas nas áreas de espiritualidade, autoconhecimento, astrologia, oráculos, poesia e contos, unindo sensibilidade artística e aprofundamento simbólico em seus textos. Sua experiência transita entre os universos da comunicação, literatura e psicologia, com ênfase em temáticas voltadas ao desenvolvimento humano e à dimensão espiritual da existência.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2225588249944510

Amanda Tavares Borges
Membro do Conselho Editorial
Mestra em Direito pelo UNISAL. Professora universitária na graduação e pós-graduação em Direito, com atuação nas áreas de Direito Penal, Criminologia e Direitos Humanos. Docente efetiva da Academia de Polícia Civil de São Paulo e Escrivã de Polícia da PCSP. Autora e organizadora de obras jurídicas com foco em violência de gênero, ações afirmativas e políticas públicas. Integra conselhos editoriais e atua como parecerista em periódicos científicos nas áreas jurídica, penal e criminológica.
amanda.tavaresborges033@gmail.com
Endereço para acessar este CV: https://lattes.cnpq.br/3680229727190141

Idelfonso Nogueira
Membro do Conselho Editorial
Professor associado no Departamento de Engenharia Química da NTNU (Noruega) e investigador no Heritage Science Laboratory da Universidade de Liubliana (Eslovênia). Coordena projetos internacionais que integram inteligência artificial, engenharia de processos e património cultural, com foco em abordagens people-centered, colocando comunidades, grupos e seus saberes no centro da inovação. Embora atue em diversas áreas da engenharia de processos e sistemas, no presente contexto destacam-se os trabalhos dedicados à preservação sensorial de práticas tradicionais, investigando como aromas, sabores e modos de produção tradicionais podem ser documentados, valorizados e incorporados a modelos sustentáveis que respeitem identidades, ecossistemas e a diversidade cultural.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6396503275989248

Lara de Medeiros Brum
Membro do Conselho Administrativo, Fiscal e de Eventos
Presidente do Instituto Carlos e Diva Pinho e diretora administrativo-financeira da Amefea. Empreendedora social à frente dos projetos Fundo de Panela e Cão Terapia Dalai Pinho, atua também como consultora em Língua Portuguesa desde 2004. É formada em Letras e pós-graduada em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP).

Luiz Eduardo V. Berni
Membro do Conselho Editorial
Pesquisador vinculado ao Ateliê de Pesquisa Transdisciplinar (APTD) e ao Centro Paulista de Diversidade Epistemológica. É membro fundador do Centro de Educação Transdisciplinar (CETRANS) e integrante do Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires (CIRET). Possui doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) e mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua linha de pesquisa insere-se no campo da transdisciplinaridade, com ênfase no diálogo entre os saberes tradicionais — especialmente os dos povos originários e do esoterismo ocidental — e os saberes científicos, notadamente nas áreas da Psicologia e das Políticas Públicas. Destaca-se, nesse contexto, sua atuação em temas relacionados à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5458253976437839

Raoni Machado Moraes Jardim.
Membro do Conselho Editorial
Psicanalista. Graduado em Ciências Sociais (UnB). Mestre em Sociologia da Cultura (IDAES/UNSAM. Bolsa OEA). Doutor pelo Departamento de Estudos Latinoamericanos (ELA/UnB. Bolsa CNPq). Especialista em Teoria Psicanalítica (Uniceub). Pós-doutor em psicologia clínica (IP/USP. Bolsa Fapesp). Membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL/USP). Membro da Rede de Pesquisadores do Encontro de Saberes. Coordenador do Grupo de Pesquisa Rede Lélia Gonzalez de Pesquisa e Formação (CNPq). Membro dos coletivos Psicanálise na Rua (BsB) e Grupo Terapêutico do JAMAC (SP).

Roberto Santos
Membro do Conselho Editorial e de Eventos
Artista e Pesquisador. Doutorando em Artes - UNESP - (2023-2027). Em 2021, concluiu o mestrado acadêmico na UNESP “Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/IA- Instituto de Artes Campus São Paulo. Graduado e especialista em Artes Cênicas pela FPA – Faculdade Paulista de Artes (2010-2014). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq-Unip) Estudos Transdisciplinares das Heranças Africana e Indígena e do Grupo de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares do Saber Tradicional Iorubá (Centro Cultural Oduduwa). Flerta com a performance, o teatro e a dança afro-brasileira contemporânea, contando experiências vividas do corpo negro na diáspora. E ainda, estudos sobre vestimentas, trajes e indumentárias do candomblé ketu e da vestimenta africana iorubá.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3602248719194280

Rodrigo Ribeiro Frias
Membro do Conselho Editorial
Possui Graduação em Letras-Português pela FFLCH-USP (2000), Mestrado em Teoria Literária pela mesma instituição (2005) e Doutorado em Psicologia Social pelo IPUSP (2019), onde concluiu um estágio de pós-doutorado (2022). Apreciador de poesia lírica moderna e contemporânea, investiga o povo iorubá (África Ocidental), a língua, a tradição oral e a religião tradicional iorubá. Também estuda a noção iorubá de pessoa e os conceitos de identidade religiosa, comunidade, relações entre indivíduo e grupo, colonialidade e decolonialidade. É autor de diversas publicações, incluindo, em coautoria com Sikiru Salami e Idowu Alli, o Dicionário de Iorubá-Português e de Português-Iorubá da Editora Oduduwa.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7849740910957864
